Turismo

Clique aqui para conhecer um pouco do turismo e cultura da cidade de Ilhota.

A história da cidade de Ilhota

Clique aqui para ler um pouco sobre a história da cidade de Ilhota.

Secretaria de Educação

Clique para ver um mapa detalhado da cidade de Ilhota.

Escolas

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre as instituições de ensino de cidade de Ilhota.

Aspectos geográficos da cidade de Ilhota.

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre os Aspectos Geográficos da cidade de Ilhota.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Verdadeiros talentos na Escola José Elias de Oliveira

O show de talentos realizado na Escola Municipal José Elias de Oliveira, no dia 26 de outubro, teve como objetivo mostrar a criatividade e autenticidade dos alunos através da cultura corporal de movimento, entre elas a dança, o canto, paródias e apresentação teatral. Outras modalidades artísticas fazem parte, do evento como imitação, dublagem e outros talentos
O  evento, que é a culminância do projeto e que vem sendo explorado nas aulas das diversas disciplinas como dança, música e  momentos da biblioteca, tem o intuito de proporcionar momentos de interação, socialização e lazer para a comunidade escolar.

A Escola José Elias de Oliveira fica satisfeita em descobrir talentos no seu ambiente escolar e agradece a criatividade, participação e exposição de todos. Parabeniza a organização deste evento realizado pelos professores Jessica KovalecDaiane Jaques e Gabriel Campos.

Agradece a Escola Domingos José Machado pela participação e parabenizar a todos pelas belíssimas apresentações.

A Secretaria de Educação sente-se orgulhosa pelas belíssimas apresentações, pela organização e envolvimento de toda a comunidade escolar. Parabéns!


















terça-feira, 30 de outubro de 2018

Audiência do Plano Municipal de Educação


A Secretaria Municipal de Educação convida a todos os munícipes para participarem da audiência pública referente à avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação que acontecerá dia 07 de novembro às 19:00hs no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
O documento de relatório de monitoramento e o relatório de avaliação encontram-se disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Ilhota.(www.ilhota.sc.gov.br).

Cursos Médios Integrado em química e em informática - Gaspar

O Câmpus Gaspar do IFSC comunica às  direções  de escolas que está aberto o período de inscrições para o exame classificatório dos cursos médio integrado em química e em informatica até 06/11.

Maiores informações na secretaria do Instituto em Gaspar. 
3318-3700. 

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Edital de Matrícula e Rematrícula




SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOdo Município de Ilhota – SC, no uso de suas atribuições, e ainda:

CONSIDERANDO o disposto na Constituição Federal/88, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN Nº 9.394/96, Leis Federais Nº 11.114/05 e Nº 11.274/06 que dispõem sobre a duração do Ensino Fundamental a partir dos 6 anos de idade, Lei Municipal Nº 70/2016 que dispõe sobre o Sistema Municipal de Ensino de Ilhota, Resolução CNE/CEB Nº 01/2010, Lei Nº 8069/90 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e outras legislações correlatas,


RESOLVE

Estabelecer procedimento e tornar público o Edital de procedimentos legais destinados à rematrícula e matrícula nas Unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ilhota, para o ano letivo de 2019.


1DAS ORIENTAÇÕES GERAIS

1.1 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O ATO DA REMATRÍCULA

  1. Cartão do SUS (cópia);
  2. Cartão do NIS (para os beneficiados do Bolsa Família);
  3. Declaração de Vacinado Posto de Saúde(comprovando que o aluno está em dia com as vacinas);
  4. Comprovante de residência atualizado (cópia);
  5. Laudo atualizado dos alunos com necessidades especiais.
1.2 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O ATO DA MATRÍCULA (ALUNOS NOVOS)

  1. Certidão de nascimento ou RG (cópia);
  2. Histórico escolar para alunos novos (original);
  3. Atestado de frequência em caso de transferência para alunos novos (original);
  4. Cartão do SUS (cópia);
  5. Cartão do NIS (para os beneficiados do bolsa família)– cópia;
  6. Declaração de Vacinado Posto de Saúde(comprovando que o aluno está em dia com as vacinas);
  7. Comprovante de residência atualizado (cópia);
  8. Laudo atualizado dos alunos com necessidades especiais.
Caso o aluno não possuao CARTÃO DO SUS, favor  levar cópia dos documentos no POSTO DE SAÚDE CENTRAL DE ILHOTA:  Identidade ou Certidão de Nascimento e comprovante de residência atualizado.

2Rematrícula de alunos nas Unidades de Ensino:

  • De 29 de outubro a 01 de novembro para as turmas do 1º ao 5º ano das Escolas e oPré- Escolar da E.M. José Elias de Oliveira e E.M. Alberto Schmitt.
  • De 05 a 08 de novembro para as turmas do 6º ao 9º ano.
2.1Matrículanas Unidades de Ensino para alunos novos:

  • De 09 a 14 de novembro para todas as turmas.
2.2 Rematrícula e Matrícula nos Centros de Educação Infantil:

  • De 29 de outubro a 09 de novembro turmas da Educação Infantil

3REQUISITOS PARA INGRESSO NOS NÍVEIS DE ENSINO E DATA CORTE DE FAIXAS ETÁRIAS:

EDUCAÇÃO INFANTIL

TURMA
FAIXA ETÁRIA
DATA CORTE
Período
Berçário
4 meses até 1 ano e11 meses
31 de março de 2018
Integral ou meio
período
Maternal
2 anos até 3 anos e 11 meses
31 de março de 2018
Integral ou meio
peíodo
Pré I
4 anos até 4 anos e 11 meses
31 de março de 2018
Meio período
Pré II
5 anos até 5 anos e 11 meses
31 de março de 2018
Meio período
Pré Misto
4 anos até 5 anos e 11 meses
31 de março de 2018
Meio período



LDB - Art. 6o  É DEVER dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anosde idade.  (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
Art. 4º - X – vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade. (Incluído pela Lei nº 11.700, de 2008).


ENSINO FUNDAMENTAL

A Escola Pública Municipal deverá matricular toda criança com 6 (seis) anos de idade no 1º ano a completar ATÉ A DATA DE 31 DE MARÇO, conformeArt. 8º  § 1º da Resolução nº 7 de 14 de dezembro de 2010 do CNE/CNB.
As crianças que completarem 6 (seis) anos após essa data deverão ser matriculadas na Educação Infantil (Pré-escola) conforme Art. 8º  § 2º da Resolução nº 7 de 14 de dezembro de 2010 do CNE/CNB.

4CRITÉRIOS PARA COMPOSIÇÃO DE TURMAS

Considerar o zoneamento, garantindo a escola mais próxima da residência do aluno. O critério local de trabalho dos pais deverá ser utilizado somente depois de atendidos os alunos que residem próximos à escola para a oferta da matrícula.
Na distribuição de alunos por turma deve-se seguir o que consta na Lei Complementar n.170/1998do Estado de Santa Catarina, em seus artigos n. 67, inciso VI e n. 82, incisos VII, itens a, b e c para o Ensino Fundamental e Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil (Brasil , ano 2008) :

Faixa etária/Ano
Quantidade
Berçário
   Um adultopara 6 a 8 crianças.
MaternalI e II
    Um adulto para cada 15 crianças.
Pré-escolar
     Até 25 alunos
1º ano
30 + 1 aluno
2º ano ao 5º ano
30 + 1 aluno
6º ano ao 9º ano
35 + 1 aluno

Em caso de não fechamento de turma em turnos alternados os alunos serão redirecionados todos para um único período conforme a disposição das Unidadesde Ensino.

PRÉ II QUE ESTÃO DENTRO DOS CEIS – As turmas deverão fechar com no mínimo 15 crianças matriculadas. Caso isso não ocorra, deverão no ato da matrícula ORIENTAR os pais que as crianças serão encaminhadas àUNIDADE mais próxima de sua residência, mesmo que necessitem de transporte ou vice-versa.


5 PROGRAMA APRENDESCOLA

  1. No ato da matrícula os alunos com necessidades educacionais especiais, deverão apresentar laudo atualizado a partir de 2017 para analise da necessidade de um Monitor em sala de acordo com o programa Aprende Escola.

  1. Organizarlista no ato da matrícula dos alunosque tenham laudo que deverão frequentar as Salas de Recursos Multifuncionais, no CONTRATURNO ESCOLAR.

6ORIENTAÇÕES GERAIS

  1. No calendário anual, será assegurado no mínimo 200 dias letivos e 800 horas aos alunos da Educação Básica.
  2. A Secretaria Municipal de Educação, em caso de suspeita ou denúncia, fará revisão das matrículas que não obedecerem aos critérios estabelecidos neste edital, promovendo se necessário, ações administrativas e/ou judiciais.
  3. As informações constantes nas declarações das famílias e/ou responsáveis legais serão de inteira responsabilidade dos signatários e, caso sejam inverídicas, os mesmos responderão em conformidade com a legislação vigente.
  4. Este edital entra em vigor na presente data.

Ilhota, 22 de outubro de 2019.

Andréa Cordeiro Quintino
Secretária Municipal de Educação

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Análise do Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal deEducação

Reúnem-se no dia de hoje, no período vespertino, os membros do Conselho Municipal de Educação para Verificação do relatório de Monitoramento e Avaliação do PME (Plano Municipal de Educação). Após análise, o Documento será levado à apreciação em Audiência Pública no dia 07 de novembro de 2018.
Além do citado, o COMED terá em pauta a análise do Calendário Escolar  e o Edital de rematrícula e matrícula referentes ao ano de 2019.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Liga Sustentável: O Consumo de amanhã.

 As escolas municipais participaram da oitava edição do concurso de redação (6º ao 9º ano) e desenho (1º ao 5º ano) com o tema O que você pode fazer para promover um consumo consciente”,  promovido pelo CDL.
Por meio de vídeos e materiais de apoio, as atividades escolares propõem a reflexão de  que o consumo consciente começa com a escolha individual. Todo consumo causa impacto na economia, nas relações sociais, na natureza e em nós. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar, reutilizar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo, com seu poder de escolha, um mundo melhor. A intenção é transmitir aos participantes que o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir vida longa e saudável da vida do planeta.
Com esse posicionamento, a redação da aluna Julia Garcêz Costa da Escola Municipal "Alberto Schmitt e o desenho da aluna Gabrieli Cunha de Souza da Escola Municipal Domingos José Machado foram selecionados na etapa municipal.
Parabenizamos as alunas e as professoras Natália Mendes e Edir Macedo Bittencourt pela contribuição e aos demais alunos e professores participantes do concurso por aderirem a proposta.
"Estudar não é obrigação! É uma porta aberta para o próprio crescimento e evolução! É construir um mundo inteiro de possibilidades dentro de si!"


terça-feira, 16 de outubro de 2018

Há contos, causos e outras surpresas: de conto em conto faço arte.

A literatura infantil é capaz de seduzir e encantar crianças, adolescentes e adultos. Objetivando ampliar o repertório de leitura e de instigar a criatividade. a Secretaria Municipal de Educação idealizou o projeto "Há contos, causos e outras surpresas" aplicados nas unidades de ensino de 1º ao 5º anos e que tem culminância em um lindo evento em que se compartilham as experiências e atividades aplicadas no contexto escolar. Nesse ano, a criançada pode se deslumbrar com musicais, declamações, dramatizações e contações de histórias riquíssimos. Foi um verdadeiro show de talentos!
A SEMED parabeniza a todos, em especial os gestores, professores e alunos que abraçaram o projeto e tornaram o evento ainda mais significativo.