segunda-feira, 26 de março de 2018

A construção de um currículo de forma democrática: BNCC

Serão muitas as contribuições que desencadearão o processo de reformulação do currículo da rede municipal de ensino de Ilhota. O primeiro passo foi dado com o encontro dos profissionais de educação na última sexta-feira.Apresentamos algumas das reflexões a cerca do estudado.

Olhares foram resignificados em relação à BNCC

"Antes eu pensava que a BNCC era um documento para deixar na gaveta para usar quando eu visse necessidade, agora vejo que é um documento sério e que deve ser de suma importância como ferramenta de trabalho. Orientando nosso trabalho".

"Eu pensava que era mais uma possibilidade de chegar a um pensamento de educação utópica, agora com a nossa participação, com voz e vez podemos trilhar um caminho real e que temos condições de realizar na prática".

"Só mais um documento que seria imposto, sem um estudo para compreender.. É um documento para auxiliar e contribuir para o desenvolvimento da criança, onde houve conhecimento e debate sobre os significados"...

" Um documento que visa uma metodologia para a aplicação prática no ambiente educacional de forma igualitária a modo de equiparar o ensino público e particular. Agora eu penso que é uma contribuição não somente como suporte curricular, mas como instrumento que valoriza a formação dos profissionais e dá suporte material aos mesmos. Será de grande importância para uma prática atrativa".

"É um documento norteador de toda a educação, porém traz uma reflexão a respeito da formação profissional e pessoal do professor, sendo auxiliador na elaboração das práticas pedagógicas".

"Antes eu pensava que era um documento norteador para a educação nacional, agora vejo como um documento fundamentador para repensarmos as práticas educativas e sociais dos cidadãos ao qual atendemos no espaço escolar".

"Antes eu via como um documento para impor ideologias..., algo fechado e restrito. Agora penso que é um documento que nos dá direção para colocar em prática o que queremos desenvolver com as crianças".

"Antes eu pensava que era um documento elaborado pelo MEC e sem a participação dos educadores. Agora penso que é fundamental para garantir o desenvolvimento integral da criança.É um documento que vem a formar um currículo que atenda as necessidades da criança de forma democrática".

"Pensava que era um documento criado para o governo, algo distante, sem alcance de todos. Agora penso que é um apoio, um material que serve para dar base ao meu trabalho"...

" Pensava que viria trazer um modelo novo de ensinar e que tudo que tínhamos construído seria esquecido. Agora vejo como uma grande ferramenta para melhorar e ampliar ainda mais meus sonhos de aprendizagem, contribuindo no aprendizado de nossos alunos. Acredito que muito tem que ser estudado ainda".

"Antes eu pensava que era um documento elaborado a partir da participação pública e que foi homologada em dezembro para orientar a elaboração dos currículos escolares. Agora, penso que a BNCC é o documento que define os conhecimentos que todo o aluno tem o direito de aprender e que são dez as competências gerais a serem desenvolvidas durante o período em que o aluno frequentar a Educação Básica".

" Que era simplesmente um documento que já vinha construído, pronto, imposto por outras pessoas. Agora é um documento de suma importância que precisa da participação de todos para caminharmos juntos para uma educação melhor e para isso, precisamos de muita leitura e estudos sobre o mesmo".

" Pensava que era uma homogeneização de conteúdos num faz de conta. Hoje, ratifico que é muito mais comprometimento, respeito pelo todo, trabalho, sociedade, conceitos e culturas, reavaliação da postura e métodos".




0 comentários:

Postar um comentário