Turismo

Clique aqui para conhecer um pouco do turismo e cultura da cidade de Ilhota.

A história da cidade de Ilhota

Clique aqui para ler um pouco sobre a história da cidade de Ilhota.

Secretaria de Educação

Clique para ver um mapa detalhado da cidade de Ilhota.

Escolas

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre as instituições de ensino de cidade de Ilhota.

Aspectos geográficos da cidade de Ilhota.

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre os Aspectos Geográficos da cidade de Ilhota.

quarta-feira, 28 de março de 2018

Uma biblioteca escolar de lazer e aprendizagem

A biblioteca escolar é um ambiente organizado com a proposta de  atrair e incentivar estudantes e seus familiares a se envolver com a leitura de modo lúdico e prazeroso, a fim de poderem vivenciar e exercer sua cidadania como agentes participantes do espaço escolar. Trata-se do prolongamento da sala de aula e de outros espaços educacionais. No encontro realizado com mediadores de leitura, a SEMED trouxe a importância de resignificar esse espaço, organizando-o de modo atrativo, com agendamentos prévios visto o atendimento das crianças que frequentam o contra turno.
 Os participantes do encontro refletiram sobre uma abordagem convidativa, de livre escolha para a leitura, respeitando a autonomia da criança e desvinculando-se da imposição e cobrança dessa prática, trabalho esse que difere da abordagem do docente de disciplinas cujo objetivo é mais amplo. Os mediadores elaboraram com o auxílio dos coordenadores pedagógicos e a mediação das supervisoras de ensino, o primeiro projeto a ser aplicado no mês de abril com culminância no dia da família nas escolas, 12/05, para o público do contra turno.

Uma nova proposta para o ensino da Língua Inglesa

No ano de 2017, a Secretaria de Educação juntamente com os professores da Língua Inglesa dos Anos Inciais optou pela implantação do caderno de estudos visando ofertar às crianças atividades coerentes ao ciclo que frequentam, tendo como foco atividades lúdicas e o material produzido como meio de fixação de vocabulário e na observação do professor dos registros produzidos.
Ontem, 27/03, pela manhã, professoras de Língua Inglesa dos anos iniciais estiveram em reunião na SEMED,  a fim de estudar os objetivos e procedimentos da disciplina para nossos pequenos. Na oportunidade, analisaram o caderno de atividades elaborado para abordagem didática e trocaram experiências a cerca do conteúdo previsto no material. Receberam um exemplar por turma a fim de registro de observações e acréscimo de outras atividades pelas professoras.








segunda-feira, 26 de março de 2018

Atenção: Edital do Conselhos Escolares

Edital nº 001/2018

Publicado em 21/03/2018 às 19:23 - Atualizado em 21/03/2018 às 19:23

Edital nº 001/2018


                     Estabelece as orientações gerais para o processo eleitoral do Conselho Escolar na Rede Municipal de Ensino de Ilhota para o biênio 2018/2020.



A Secretária Municipal de Educação do município de Ilhota – SC, no uso de suas atribuições, e ainda considerando a Lei Municipal nº 1908/2018 que dispõe sobre a criação, implantação e organização do Conselho Escolar nas Escolas Públicas e Instituições de Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Ilhota - SC.

Resolve

Estabelecer critérios e tornar público o Edital de procedimentos legais destinados à Eleição do Conselho Escolar na Rede Municipal de Ensino de Ilhota para o biênio 2018/2020.


1 Das orientações gerais

1.1  Ampla divulgação do processo eleitoral a toda comunidade escolar
1.2  Inscrição dos candidatos da Comunidade Escolar para compor o Conselho Escolar
1.3  Eleição por aclamação em Assembléia de Pais
1.4   Ato de Posse dos novos membros eleitos


2        Constituição do Conselho Escolar

2.1  O conselho escolar será constituído:
I - Diretor de Escola ou Coordenador de CEI
II - Um representante do corpo docente (e seu suplente)
III - Um representante de funcionários da educação não docentes (e seu suplente)
  IV- Um representante dos pais ou responsáveis legais pelos alunos (e seu suplente)
  V- Um representante de alunos com idade acima de 12 anos (e seu suplente)

2.2  Todos os segmentos existentes na comunidade escolar deverão estar representados no Conselho Escolar, assegurada a proporcionalidade de 50% para o conjunto dos segmentos pais ou responsáveis legais e alunos; 50% para o conjunto dos trabalhadores em educação.

2.3  No impedimento legal de membros do segmento alunos para compor a representação estabelecida neste parágrafo, o percentual de 50% (cinquenta por cento) será completado, respectivamente, por representantes dos pais ou responsáveis legais.

2.4  Na insuficiência de representantes do segmento trabalhadores em educação não docentes, o percentual de 50% (cinqüenta por cento) será completado pelos trabalhadores em educação docentes.

2.5   O número total de integrantes do Conselho Escolar deverá ser necessariamente, ímpar, incluindo o diretor, membro nato que atuará como presidente no Conselho Escolar.

2.6   Cada representante terá um (01) suplente que assumirá no caso de impedimento, desistência ou vacância do titular, com exceção do Diretor de Escola, ou Coordenador de Educação Infantil que seguirá legislação específica.

2.7  É vedado ao representante do Conselho Escolar, representar mais de um segmento na mesma gestão.

3        Candidatura do Conselho Escolar

3.1  Podem candidatar-se ao Conselho Escolar:
I - Trabalhadores em educação docentes, preferencialmente do quadro permanente, designados e em efetivo exercício na unidade escolar;
II - Trabalhadores em educação não docentes, preferencialmente do quadro permanente, designados e em efetivo exercício na unidade escolar;
III - Pai, mãe ou responsáveis legais dos alunos regularmente matriculados e frequentes;
IV - Alunos regularmente matriculados e frequentes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental;


3.2  Entende-se por responsável legal pelos alunos as pessoas que apresentarem documentação que comprove sua responsabilidade legal informada no ato da matrícula e/ou rematrícula na Escola Pública Municipal.

4        Posse dos conselheiros

4.1  Os membros eleitos do Conselho Escolar deverão tomar posse em reunião especifica para esse fim.

4.2  No ato de posse o Conselho Escolar elegerá um Vice-Presidente e um Secretário entre seus integrantes maiores de 18 anos.

4.3  O Diretor da Escola ou Coordenador do Centro de Educação Infantil tem assento nato no Conselho Escolar constituindo-se no Presidente do referido Conselho.

4.4  O ato de posse deverá ser registrado em livro ata específico do Conselho Escolar

4.5   Somente será considerado integrante e legalmente representante do seu segmento o conselheiro que tiver participado de reunião ordinária para oficializar, por meio de Termo de Posse, a representação para o biênio que o processo orientado pela Secretaria Municipal de Educação autorizou.



5        Disposições gerais

5.1 O mandato de cada Conselheiro será de dois (2) anos, com direito a uma           recondução consecutiva por igual período.

5.2 Os membros do Conselho Escolar serão eleitos por aclamação.

5.3 A eleição do Conselho Escolar deverá ser realizada em anos pares, no mês de   março.

5.4 O exercício da função de membro do Conselho Escolar não será remunerada e é considerado de relevante interesse público.

5.5 Para efeitos de organização das atividades dos conselhos escolares no âmbito da rede municipal de ilhota considerar-se-á o mês de março de 2018 como data padrão para novo processo eletivo de escolha dos membros que constituíram os Conselhos Escolares em 100% das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

5.6 Os casos omissos desse edital serão avaliados pela Secretaria Municipal de Educação de Ilhota.










______________________
Andréa Cordeiro Quintino
Secretária de Educação






Ilhota, 20 de março de 2018.

A construção de um currículo de forma democrática: BNCC

Serão muitas as contribuições que desencadearão o processo de reformulação do currículo da rede municipal de ensino de Ilhota. O primeiro passo foi dado com o encontro dos profissionais de educação na última sexta-feira.Apresentamos algumas das reflexões a cerca do estudado.

Olhares foram resignificados em relação à BNCC

"Antes eu pensava que a BNCC era um documento para deixar na gaveta para usar quando eu visse necessidade, agora vejo que é um documento sério e que deve ser de suma importância como ferramenta de trabalho. Orientando nosso trabalho".

"Eu pensava que era mais uma possibilidade de chegar a um pensamento de educação utópica, agora com a nossa participação, com voz e vez podemos trilhar um caminho real e que temos condições de realizar na prática".

"Só mais um documento que seria imposto, sem um estudo para compreender.. É um documento para auxiliar e contribuir para o desenvolvimento da criança, onde houve conhecimento e debate sobre os significados"...

" Um documento que visa uma metodologia para a aplicação prática no ambiente educacional de forma igualitária a modo de equiparar o ensino público e particular. Agora eu penso que é uma contribuição não somente como suporte curricular, mas como instrumento que valoriza a formação dos profissionais e dá suporte material aos mesmos. Será de grande importância para uma prática atrativa".

"É um documento norteador de toda a educação, porém traz uma reflexão a respeito da formação profissional e pessoal do professor, sendo auxiliador na elaboração das práticas pedagógicas".

"Antes eu pensava que era um documento norteador para a educação nacional, agora vejo como um documento fundamentador para repensarmos as práticas educativas e sociais dos cidadãos ao qual atendemos no espaço escolar".

"Antes eu via como um documento para impor ideologias..., algo fechado e restrito. Agora penso que é um documento que nos dá direção para colocar em prática o que queremos desenvolver com as crianças".

"Antes eu pensava que era um documento elaborado pelo MEC e sem a participação dos educadores. Agora penso que é fundamental para garantir o desenvolvimento integral da criança.É um documento que vem a formar um currículo que atenda as necessidades da criança de forma democrática".

"Pensava que era um documento criado para o governo, algo distante, sem alcance de todos. Agora penso que é um apoio, um material que serve para dar base ao meu trabalho"...

" Pensava que viria trazer um modelo novo de ensinar e que tudo que tínhamos construído seria esquecido. Agora vejo como uma grande ferramenta para melhorar e ampliar ainda mais meus sonhos de aprendizagem, contribuindo no aprendizado de nossos alunos. Acredito que muito tem que ser estudado ainda".

"Antes eu pensava que era um documento elaborado a partir da participação pública e que foi homologada em dezembro para orientar a elaboração dos currículos escolares. Agora, penso que a BNCC é o documento que define os conhecimentos que todo o aluno tem o direito de aprender e que são dez as competências gerais a serem desenvolvidas durante o período em que o aluno frequentar a Educação Básica".

" Que era simplesmente um documento que já vinha construído, pronto, imposto por outras pessoas. Agora é um documento de suma importância que precisa da participação de todos para caminharmos juntos para uma educação melhor e para isso, precisamos de muita leitura e estudos sobre o mesmo".

" Pensava que era uma homogeneização de conteúdos num faz de conta. Hoje, ratifico que é muito mais comprometimento, respeito pelo todo, trabalho, sociedade, conceitos e culturas, reavaliação da postura e métodos".




Dia D - Base Nacional Comum Curricular

Na última sexta-feira, 23/03, na sede da Câmara dos Vereadores de Ilhota, aconteceu, no período matutino para profissionais da Educação Infantil e no período vespertino para profissionais dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, o dia de discussão sobre a BNCC. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a proposta do documento e as 10 competências no contexto escolar, bem como refletir sobre qual a formação que se quer para os cidadãos ilhotenses, numa perspectiva integral, em aprendizagem ativa, por meio das experimentações e vivências, de modo democrático e para o desenvolvimento de habilidades mais complexas. A BNCC é o documento que norteará os currículos do sistema municipal de ensino e dos projetos político-pedagógico das escolas.







sexta-feira, 16 de março de 2018

Dia D - Base Nacional Comum Curricular

Os profissionais de Educação de Ilhota estarão, no dia 23 de março, mobilizando-se para familiarizar-se e ampliarem o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular garantindo, assim, a transparência, legitimidade, credibilidade na fase de construção dos currículos. A mobilização ocorrerá em dois períodos: matutino para professores e gestores da Educação Infantil e vespertino para monitores, professores e gestores do Ensino Fundamental I e II. O Dia D acontecerá na sede da Câmara dos Vereadores situada à Rua Bertoldo Simão nº 98, Centro.

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida."
John Dewey


Formação na Educação Infantil

Planejamento em foco: objetivos, eixos,conceitos, estratégias e avaliação foi o tema da formação continuada para os professores regentes de sala, professores de Educação Física, professores de Linguagens e coordenadores da Educação Infantil que aconteceu no dia 09/03, ministrada pela professora mestra Ana Paula Rudolf. A professora ministrou também, no dia12/03, a formação para gestores com o tema "O gestor e suas competências" As formações fornecidas pela SEMED visam à melhoria das práticas didáticas e um trabalho orientado para uma abordagem coerente por todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem.



sexta-feira, 9 de março de 2018

Eu sou assim...

Conhecer a si próprio é de fundamental importância no desenvolvimento da criança para o gerenciamento do seu eu. Os alunos do 2º ano matutino e do 4º  vespertino da professora Josilene Constante Wippel  tiveram uma aprendizagem super divertida para o estudo de si mesmo, por meio de observação no espelho e fotos, selfies e releitura de obras de Cândido Portinari e Tarsila do Amaral. Uma aula inesquecível. Parabéns professora e alunos!