quinta-feira, 21 de março de 2019

Momento de Inclusão


Hoje dia, 21, celebramos o Dia Internacional da Síndrome de Down. Comemoramos esta data como conscientização as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários.
                Atualmente a Rede Municipal de Ilhota conta com 27 Monitores que atuam nas Escolas e CEIS, atendendo não somente os alunos com Síndrome de Down, como também as demais deficiências.
                O município também proporciona a formação aos profissionais que estão trabalhando diretamente com aluno, oferecendo capacitação aos monitores e professores durante o ano letivo.
                Na abertura do ano de 2019 os professores estiveram em uma palestra com o Professor Joel Moser sobre Inclusão Escolar, também foi ofertada gratuitamente uma Pós-graduação aos professores da rede acrescentando em sua grade curricular uma matéria sobre Inclusão Escolar: Concepção e metodologia do Ensino Especial.
                A Rede Municipal conta com a Lei 1752 de 14 de novembro de 2013 que “INSTITUI O PROGRAMA APRENDESCOLA DESTINADO AO ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO ESPECIAL E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM OU LIMITAÇÕES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL PARA ATENDER À NECESSIDADE TEMPORÁRIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
                A Secretaria de Educação busca sempre priorizar a formação continuada pensando sempre no processo de ensino-aprendizagem e também contribuindo para facilitar as interações sociais baseadas no respeito, aceitação e admiração, propiciando assim uma melhora significativa na vida do educando e preparando esse individuo para ser incluído na vida em sociedade.
 “Existem características comuns que uma criança com Síndrome de Down pode apresentar, porém cabe a nós conhecê-las, pois algumas destas características precisarão de adaptações de atividades para que a criança possa receber todas as oportunidades de aprendizagem.”, afirmou a Supervisora da Educação Especial do Município Raquel Lessa
 “Uma Escola inclusiva é aquela que acolhe que se compromete e que tem como objetivo assegurar que todos os alunos possam ter acesso a todas as oportunidades educacionais e sociais.” finaliza Raquel Lessa

0 comentários:

Postar um comentário