quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Uma lição para a Vida

Cerca de 70 professores de Ilhota - SC, estiveram presentes da palestra sobre" Como falar sobre morte com crianças", ministrada pela Drª. Elaine Alves, do Laboratório de Estudos sobre a Morte, da Universidade de São Paulo, no dia 27 de setembro de 2019, na E.M. "Domingos José Machado".

A palestra faz parte da preparação dos professores para o módulo de Mudanças e Perdas, do Programa Amigos do Zippy.

Nosso agradecimento aos professores presentes,à ASEC e à Drª. Elaine. 

Das lições que hoje aprendi...
Aprendi que posso estar em luto por sentir saudades;
Por desejar um filho
Que não posso gerar
Por me separar de alguém
Que amo
Por me frustrar
E por me decepcionar.
Aprendi que posso
Sentir luto
Por um emprego
Que perdi
Por uma fase
Que não mais retorna.
Aprendi
Que cada um
Tem seu tempo
De luto
Não se pode
Mensurar
A dor
Do outro
E bem julgar
O que não sentimos.
Aprendi que sentir-me
Em luto
É natural
E que se deve
Aprender
A compreender
Esses momentos
De dor
Ouvindo
E validando
Os sentimentos
Meus e do outro.
Aprendi
Que devo me fazer
Presente
Nos momentos
De tristeza
De amigos
E pessoas com quem tenho
Afinidades
Que por mais que a mim
Pareça doloroso
Se o luto não for meu
Não é tão difícil para
Mim como para quem
O vive.
Aprendi
Que embora difícil
A morte é uma etapa
Da vida
Que todos nós
Devemos nos preparar
Para esse momento
Que há os mistérios
Após a morte
Que não conseguimos
Explicar
Que se vive
De verdade
Quando conseguimos
Falar do que nos aflige.
Aprendi que cada pessoa
Tem seu modo
Sua maneira
De demonstrar
O que sente.
Aprendi...
Só aprendi
Palestra show!

(Silvana Mansoto Bittencourt)


0 comentários:

Postar um comentário